Sobre a Via Varejo
Com 15 milhões de usuários ativos nos apps das marcas, 280 milhões de visitas mensais e 150 milhões de buscas por mês, a Via Varejo é um marketplace que possibilita aos lojistas venderem simultaneamente seus produtos nos portais das Casas Bahia, Extra e Ponto.
Não é preciso pagar nada para se inscrever na plataforma. Entretanto, a Via Varejo cobra comissões em cima de cada produto vendido no marketplace.
Para se cadastrar na Via Varejo é necessário que a sua empresa tenha e-mail e CNPJ ativos. Microempreendedores individuais (MEIs) também podem comercializar seus produtos no marketplace.
Via Varejo é confiável? Os repasses das vendas são realizados pela plataforma diretamente aos comerciantes. A empresa oferece ainda aos lojistas uma solução para facilitar as entregas, chamada Envvias, que é paga e pode ser contratada, e disponibiliza uma plataforma de ensino chamada Via Academy, que funciona como uma espécie de escola para varejistas.
Uma estratégia adotada nos últimos dois anos foi a criação da plataforma Vendedor Online Via Varejo. Com ela, milhares de vendedores das lojas físicas das Casas Bahia e Ponto puderam continuar trabalhando em casa, realizando vendas e ganhando suas comissões.
Além disso, a Via Varejo opera no mercado financeiro. As ações ordinárias da companhia são negociadas atualmente sob o ticker VIIA3.
A Via Varejo está presente nas redes sociais. A empresa tem 11,7 mil seguidores no Instagram e 9 mil em sua fanpage no Facebook. O canal no YouTube tem 2,2 mil inscritos.
Via Varejo é confiável? Para entender um pouco mais sobre este marketplace, preparei uma resenha detalhada.
Visão geral da Via Varejo
Criada em 2010, a Via Varejo é um dos principais players no mercado brasileiro de e-commerce. Ela possibilita que lojistas de todo o país possam vender seus produtos nos três grandes portais de vendas que administra: Via Varejo Casas Bahia, Extra e Ponto.
O grupo Via Varejo trabalha com estratégias de vendas que potencializam o sucesso do negócio, como anunciar um mesmo produto simultaneamente nos portais das 3 redes varejistas e usar palavras-chave bem pensadas para conectar consumidores e lojistas.
A maior vantagem para o varejista em trabalhar com um marketplace como a Via Varejo é a visibilidade, com acesso a milhares de clientes.
Mas será que a Via Varejo é confiável? Antes de mostrar alguns produtos, que tal uns prós e contras iniciais?
Prós
- Mais de 100 mil lojistas parceiros cadastrados
- 3 milhões de transações por ano pela internet
- 15 milhões de usuários ativos nos apps das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra
- Via Varejo é confiável, pois conta com tecnologia em seu site que mantém em sigilo suas informações financeiras
- Possui plataforma de ensino sobre o varejo, a Via Academy
- Portal do Lojista para realizar suas operações com segurança
- Cada produto é anunciado simultaneamente em 3 grandes portais de vendas
- Plataforma Vendedor Online Via Varejo para realização de vendas em regime de home office
Contras
- Não possui cadastro na plataforma Reclame Aqui
- Site do marketplace Via Varejo com poucas informações para os visitantes
- Central de atendimento apenas com chat como opção de contato e um FAQ
Via Varejo: Resenha
A Via Varejo é um marketplace com mais de 100 mil lojistas responsável por administrar três dos maiores portais de vendas do Brasil: Casas Bahia, Ponto e Extra.
A empresa trabalha com lojistas parceiros, que podem vender seus produtos simultaneamente nos três sites. Como remuneração, a Via Varejo recebe uma comissão. Confira mais detalhes sobre o serviço.
Via Varejo: Como Funciona?
Assim como boa parte dos marketplaces, a Via Varejo possibilita que lojas de todo o Brasil possam trabalhar como parceiras de grandes portais, como Casas Bahia, Ponto e Extra. Ela atua nos bastidores para que esse tipo de relação possa ser estabelecida.
A Via Varejo não cobra pelo cadastro do lojista para atuar em sua plataforma. Entretanto, a empresa trabalha com um sistema de comissão sobre cada venda, com taxas que variam de 18,5% a 21%, dependendo da categoria do produto.
O repasse das vendas realizadas ao lojista é feito 3 vezes ao mês, de acordo com o ciclo de pagamento dos pedidos. Consulte a tabela Via Varejo marketplace taxas
Para trabalhar com a Via Varejo, a loja deve emitir nota fiscal.
Produtos que podem ser vendidos no marketplace:
- Produtos de beleza e saúde
- Celulares e smartphones
- Eletrodomésticos
- Brinquedos
- Instrumentos musicais
- Informática
- Cama, mesa e banho
- Joias
- Livros
- Perfumaria
- Produtos esportivos
- Acessórios para veículos
Via Varejo: Marketplace
A Via Varejo conta com as maiores marcas do varejo brasileiro para que você possa vender seus produtos em sites consolidados no mercado, como Casas Bahia, Ponto e Extra.
Ao todo são mais de 15 milhões de usuários ativos nos apps das marcas, 280 milhões de visitas mensais e 150 milhões de buscas por mês.
Dentre as vantagens de se tornar parceiro da Via Varejo está o fato de que um mesmo produto é anunciado em 3 grandes portais de vendas ao mesmo tempo, ampliando consideravelmente a visibilidade da oferta.
Via Varejo é confiável? Ao se cadastrar na plataforma, você encontra toda a estrutura de vendas já montada. Assim, não é necessário se preocupar com aspectos operacionais, como códigos, segurança e integração com meios de pagamento.
Mas há pontos negativos que não podem ser ignorados, como a concorrência, que pode ser bem maior dentro de um marketplace de grande porte.
Assim sendo, dependendo do que você comercializa, um dos concorrentes pode ser a própria Casas Bahia, por exemplo.
Outro ponto a ser ponderado é que você fica sujeito às regras da Via Varejo, além de termos para criar anúncios e cadastros de produtos.
Via Varejo: Como Começar?
Para fazer o cadastro marketplace Via Varejo da sua loja, acesse o site e clique no botão Cadastrar agora.
É necessário que a sua empresa tenha e-mail e CNPJ ativos. Microempreendedores individuais (MEIs) também podem vender seus produtos no marketplace.
Forneça os dados bancários e apresente as informações de contato da integradora que será utilizada.
Aguarde enquanto a análise dos dados é feita. Se aprovado, seu acesso ao marketplace será liberado por meio de login e senha.
A partir do acesso liberado, você pode utilizar seu integrador de marketplace para estruturar sua loja.
A Via Varejo trabalha com diversas integradoras, como Anymarket, Tiny ERP, Tray, Bling e Olist. Confira a lista completa.
Todos os produtos são anunciados ao mesmo tempo nos portais das Casas Bahia, Ponto e Extra.
Via Varejo: Envvias
O Envvias é a plataforma de soluções logísticas da Via Varejo que auxilia o lojista na operação e gestão de entregas, uma questão que costuma dar muita dor de cabeça no dia a dia da administração de um negócio.
Com essa plataforma, você conta com um frete mais competitivo, melhores prazos para seu cliente final e não precisa se preocupar com o tracking do pedido, porque ele passa a ser automatizado.
Funciona em duas modalidades:
Envvias Postagem
Você conta com dois jeitos de postar. Uma delas é pelos Correios, utilizando a etiqueta do Envvias.
A outra é com o Envvias Postagem na Via, em que você posta seus pedidos em uma das lojas físicas do grupo e tem o benefício de utilizar a malha logística, uma vez que os pedidos são entregues junto com os produtos Casas Bahia e Ponto.
Envvias Coleta
As encomendas são retiradas em seu endereço e levadas para um dos centros de distribuição da Via Varejo. Com esse serviço, você utiliza a mesma logística das Casas Bahia, do Ponto e do Extra.
Dentre os benefícios de contratar o Envvias está o custo menor do frete, acompanhamento e rastreamento automatizados dos pedidos e garantia de ressarcimento para roubos, extravios e avarias.
Para contratar o serviço, envie e-mail para [email protected].
Via Varejo: Via Academy
A Via Academy é a plataforma de ensino da Via Varejo criada para capacitar lojistas a operarem em marketplace. Nela, você poderá adquirir conhecimentos por meio de conteúdos em diferentes formatos.
Em Coleções, por exemplo, o acesso é liberado para vídeos curtos, que explicam o passo a passo de processos e ferramentas relacionados à operação da sua loja na Via Varejo.
Via Varejo é confiável? Diversos temas são tratados na plataforma de ensino, tais como gestão de vendas, gestão de catálogo e atendimento.
Nos Treinamentos ao Vivo, especialistas da Via Varejo compartilham conhecimento sobre diversos temas, esclarecendo dúvidas em tempo real. Também são explicados em detalhes todos os processos dentro da plataforma.
A Via Academy também oferece a trilha Aprenda na Via, onde são disponibilizados cursos complementares de temas atuais essenciais para o seu negócio e tendências de consumo.
O objetivo da Via Academy com esses conteúdos é levar informação atualizada e de qualidade para que os varejistas parceiros possam aproveitar todas as potencialidades da Via Varejo.
Já em Trilhas Especiais, a Via Academy oferece conteúdos exclusivos que contam com a participação de especialistas do mercado de e-commerce e de marketplace.
Para acessar a Via Academy, você deve ser um lojista cadastrado. Com seu login e senha, entre no Portal do Lojista e clique no banner da plataforma de ensino.
Via Varejo: Ações
A Via Varejo também opera no mercado financeiro. No final de 2013 aconteceu a oferta pública de ações (IPO) da empresa, que levantou R$ 2,84 bilhões.
As ações Via Varejo ordinárias, com o código de VVAR3, foram lançadas no segmento de Novo Mercado da B3. A empresa também está presente no mercado fracionado com a Via Varejo ações VVAR3F.
Em 2020, a empresa realizou um follow on e ofereceu novas ações à Bolsa de Valores, com o preço da ação no valor de R$ 15. Essa oferta subsequente levantou R$ 4,45 bilhões.
As ações ordinárias da companhia passaram a ser negociadas na bolsa brasileira a partir de 2021 sob o ticker VIIA3, em substituição ao código VVAR3.
Via Varejo: Do que os clientes gostam?
Via Varejo é confiável? Clientes relataram nas redes sociais terem vivido uma boa experiência com a empresa, como Graziely G., que destacou no Facebook o retorno financeiro que a Via Varejo trouxe para a vida dela:
“Quem vem de Via, vende mais!”
A cliente Luciana P. comemorou no Instagram a parceria com o marketplace:
“Vamos muito longe. Obrigada, Via Varejo, vocês são demais!”
A lojista Julia H. elogiou os treinamentos oferecidos pela Via Academy:
“Um treinamento melhor do que o outro”.
Já Luciano N. disse no Instagram que não teve uma boa experiência com a Via Varejo:
“Não venda nessa plataforma, é maior furada. Eles não fazem os repasses na data. Estou com mais de 80 dias e não recebi. Super enrolados”.
Eder S. é outro cliente que não ficou satisfeito com a parceria:
“Plataforma muito ruim. Precisa melhorar muito”.
Via Varejo: Reclame Aqui
A Via Varejo não possui cadastro na plataforma Reclame Aqui.
Via Varejo é confiável? Por não possuir registro no site, a empresa não possui um índice que mede a reputação dela para os consumidores.
Via Varejo é bom?
Via Varejo é bom? Existem diversos benefícios em se associar a um marketplace e o principal deles é a visibilidade. Um único produto é anunciado em 3 grandes portais de vendas do país: Casas Bahia, Ponto e Extra.
A credibilidade também é importante, pois além de ter acesso a milhões de clientes na plataforma, o lojista anuncia seus produtos junto a 3 marcas muito conhecidas e respeitadas no Brasil.
Outra vantagem da Via Varejo é poder contratar o serviço Envvias, solução logística sem comissão sobre o frete, com direito a rastreio automatizado.
Via Varejo é confiável? Para completar, a Via Varejo oferece conteúdo informativo em suas redes sociais voltado para lojistas parceiros e coloca à disposição deles a Via Academy, plataforma de ensino sobre o varejo.
Via Varejo é confiável?
No aspecto segurança, a Via Varejo é confiável, pois conta com tecnologia em seu site que mantém em sigilo suas informações financeiras.
Após realizar o cadastro, você recebe login e senha para acessar o Portal do Lojista, sua área exclusiva para operar com a Via Varejo.
FAQ
Quem criou a Via Varejo?
A Via Varejo surgiu em 2010 e hoje é responsável por algumas das lojas varejistas mais consolidadas do Brasil, com 280 milhões de visitas e mais de 15 milhões de usuários ativos nos apps das marcas. A sede fica em São Paulo.
Ela funciona como intermediária para que a sua empresa possa vender seus produtos em grandes portais de vendas, como Casas Bahia, Extra e Ponto.
A Via Varejo teve origem a partir da associação das Casas Bahia, que pertenciam à família Klein, com Ponto (antigo Ponto Frio) e Extra, empresas do Grupo Pão de Açúcar. No início, a empresa se chama Cnova, tendo o nome mudado anos depois.
Hoje, a Via Varejo possui mais de mil lojas espalhadas em diversos estados brasileiros e um sólido marketplace digital com mais de 3 milhões de transações por ano pela internet.
A Via Varejo está presente em mais de 7 países e em 3 continentes. É líder na venda de eletroeletrônicos no Brasil.
As empresas que atuam sob a chancela da Via Varejo se destacam pela venda de artigos esportivos; brinquedos; celulares, smartphones e tablets; eletrodomésticos; eletrônicos; móveis; produtos para cama, mesa e banho; dentre outros.
Para vender produtos em portais de marcas conhecidas e ter acesso a milhões de clientes, o lojista deve se cadastrar na plataforma. A cada transação realizada, a Via Varejo recebe uma comissão, de acordo com a categoria do produto.
O lojista recebe três vezes ao mês, de acordo com os ciclos de pagamento dos pedidos.
A plataforma oferece ainda um importante diferencial: o Via Varejo Ads, que funciona como um impulsionador de vendas para aumentar a visibilidade dos produtos anunciados por meio de banners em sites e redes sociais, e-mail marketing, mensagens SMS, entre outros.
Quais as formas de pagamento aceitas pela Via Varejo?
Para realizar o pagamento de suas vendas, a Via Varejo exige que você tenha uma conta corrente aberta em um dos bancos cadastrados. Consulte a lista completa.
Via Varejo é confiável? O repasse do valor ao lojista ocorre entre as datas de pagamento: 5, 10 ou 20, com exceção de finais de semana ou feriados. Nesses casos, o repasse acontece no próximo dia útil.
Qual é a política de reembolso da Via Varejo?
Não há cobrança nos pedidos cancelados pelo cliente por arrependimento no prazo de 7 dias.
Caso sejam identificadas ocorrências de extravio, roubo ou avaria de produto, a Via Varejo marketplace realiza o ressarcimento a você, dentro do prazo acordado em contrato.
Como entrar em contato com a Via Varejo?
A Via Varejo possui um Serviço de Atendimento ao Cliente, que pode ser acionado pelo chat. Basta entrar em e clicar no botão Fale com a Via.
O horário de contato Via Varejo marketplace é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
A empresa também possui suporte Via Varejo marketplace para o lojista, que pode ser acessado pelo link.